Mundo Giro

Explicando cidadania às crianças

Posted on: Março 2, 2012

Cidadania, de acordo com a Wikipedia, é entendida como o “conjunto de direitos e deveres ao qual o indvíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive”.

Num primeiro momento, parece um tema demasiado complexo para se falar com crianças.
E é mesmo! Sobretudo quando não se recorre a uma linguagem apropriada.

Por exemplo, se for a um supermercado no Japão e não falar/ entender Japonês acha que conseguirá interpretar o que lhe estão a dizer?
A resposta é … inicialmente não! Mas com a habituação, juntando lentamente os símbolos … aos poucos irá interiorizar a língua do sol nascente. Este exemplo permite projectar-se e colocar-se no “papel” das crianças.

As idades do pré-escolar são as melhores para se criar hábitos de cidadania. Aqui, é fundamental que a escola e a família estejam alinhados e ajudem a criança a desenvolver hábitos de solidariedade, partilha, justiça, verdade, respeito pelos outros (e por si própria), tolerância, respeito pela diferença, pelo bem comum, de expor as suas ideias e de saber escutar.

Uma excelente forma ensinar – mais aplicada a estabelecimentos de ensino – é recorrer a jogos em grupo, que podem incidir sobre um único tema (por exemplo, respeito pelos outros) ou diversos (um único jogo pode “trabalhar” todos os hábitos mencionados anteriormente).

A família pode e deve claramente fazer isto com base no exemplo ou com jogos – se possível em grupo (este último ajuda também a reforçar os laços familiares e consegue proporcionar momentos de qualidade entre todos).

Para que se perceba como é possível transmitir esta mensagem às crianças, recomendo a leitura do livro “Gabriel Direitinho”. Entusiasmados?

Então vamos zelar pelo futuro deste país e ensinar aos nossos filhos a importância de sermos bons cidadãos. É fundamental, urgente e muito…Giro!

Tânia Sereno
Mundo Giro
KDZ Spotter @ On Spot Marketing

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Imagine um Mundo Giro onde acontece uma feira de brinquedos entre miúdos, onde eles aprendem noções de valor?

É um projeto social, sem fins lucrativos, lúdico e sobretudo educativo.