Mundo Giro

Mãe, posso ser eu a pagar?

Posted on: Fevereiro 22, 2012

O que é comprar?
Porque tenho de pagar por uma coisa que quero na loja?
O que é caro?
O que é barato?

Estas são perguntas que as crianças fazem, principalmente na primeira infância e a na fase em que a aprendizagem intensiva faz parte do seu dia a dia.

Já os pais, ao pressentirem que os filhos têm estas dúvidas, inevitavelmente questionam-se também:
Será que o meu filho está preparado para eu lhe explicar isto?
Quando e como o devo fazer?

A partir dos 2 anos, já os pode iniciar nestas questões “financeiras” e de “gestão de orçamento”.
Deixo algumas sugestões, adequadas a cada segmento etário… (Se tiver dúvidas para idades superiores, não hesite em perguntar-nos aqui mesmo nos comentários!)

Idade Vs Actividades

2 anos
A melhor forma de começar é, sem dúvida, explicar a diferença entre o necessário e o supérfluo.
A melhor altura é, sem dúvida, quando o seu filho lhe diz “eu quero” algo supérfluo.
Explique também a diferença entre notas e moedas, usando sempre exemplos práticos.

3 anos
Vamos fazer a lista das compras?
Inclua-o neste processo e leve-o às compras consigo.
Verbalize o que vê – “estas bolachas são caras”, “as bananas estão baratas”.
No fim, deixe-o pagar um dos artigos a dinheiro (um que goste e não seja mais que 1€)

7 anos
Com esta idade já começam dar sinais de vontade de uma retribuição (“semanada”).
Novamente, as idas ao supermercado são óptimas para que, neste caso, percebam que o dinheiro é limitado e que temos que fazer escolhas que nem sempre tendem para o que mais nos agrada (ex: a mãe gostar de um batom, mas não o levar, pois o dinheiro não chega – e passando a mensagem de que vai “poupar”, ou seja, juntar para eventualmente comprar no mês seguinte).
Jogar Monopólio ou simular compras em casa, também poderá revelar-se uma ajuda preciosa.

Deixo-vos um exemplo ilustrativo:

Filho – “Mãe adorei o chapéu Y!”
Mãe –  “A tua semanada dá para o comprares?”
Filho – “Não, eu tenho X e o chapéu custa Z.”
Mãe – “Eu vi um parecido bem mais barato.”
Filho – “Mas eu queria mesmo aquele.”
Mãe – “Fazemos assim: eu dou o valor do que eu vi, que era bem mais barato, e tu pões o resto com a tua semanada”.

Ou, se quiser e achar que está preparado para tal, “poupa/junta o dinheiro da tua semanada e, quando tiveres o valor do chapéu, compras”.

Nota: Não esconda do seu filho que não pode comprar determinadas coisas em determinado mês. É importante que a criança saiba que o dinheiro custa a ganhar e que não estica. E claramente não é benéfico que a criança saiba que os pais se endividam para comprarem bens supérfluos.

Vamos pôr em prática o que aqui falámos? É giro termos pequenos gestores em casa!

Tânia Sereno
Mundo Giro
Kid Spotter

Deixe uma Resposta

Imagine um Mundo Giro onde acontece uma feira de brinquedos entre miúdos, onde eles aprendem noções de valor?

É um projeto social, sem fins lucrativos, lúdico e sobretudo educativo.